quarta-feira, 3 de setembro de 2008

Arte Democrática

Vivemos um momento muito rico culturalmente.
As artes se difundem e se completam atualmente de uma maneira muito democrática.


Todos são geradores de cultura!
Maravilha X Responsabilidade: reflexão?


Já faz tempo que não é mais o jornalista o detentor dos poderes da informação. Muitos séculos se passaram dos tempos em que apenas padres católicos tinham acesso aos livros, à cultura da humanidade. Hoje em dia qualquer um pode criar um blog, fotolog, twittter, facebook, hi5,etc... e gerar seu próprio conteúdo, ter voz ativa neste oceano imenso.
Esta facilidade proporcionada pela Web 2.0, eleva a arte ao patamar de democrática. Hoje em dia produzir e divulgar qualquer tipo de arte é algo indiscutivelmente mais pálpavel do que há 10 anos atrás. Existem os lados positivos e negativos desta democracia... Uns reclamam que falta qualidade nas atuais produções artísticas, outros já dizem que por mais que a qualidade tenha decaído, o importante é que a oportunidade da difusão artística se expanda a todas as camadas e classes sociais. Não sejamos hipócritas, óbvio que qualidade custa. Óbvio também que o CD da Britney Spears sempre vai ter uma excelente qualidade técnica. Mas, por outro lado, mesmo pecando nessa qualidade técnica, existem inúmeras bandas dando a cara para bater e disponibilizando seus trabalhos na rede.

E o melhor de tudo isso é perceber como o Brasil é um país de tantos ritmos...


*******************

Hoje conversando com um amigo, me dei conta do quanto estas identidades virtuais, voltadas para arte são poderosas.

Ele é músico, guitarrista de uma banda de stoner rock, o Asterdon, além de ser muito talentoso como DJ. Tem seu grupo, Disco Robot DJs e também discoteca como DJ Mattiello, focando mais no deep house. Olha que máximo, o cara envolvido em 3 pontas vanguardistas ao extremo, que começam a tomar forma no Brasil, tanto o stoner rock, quanto o deep house e a New Rave. Trabalhando essas identidades virtuais ele consegue encarnar 3 personagens completamente distintos em cada página sua do myspace! Direcionando cada uma das identidades virtuais a um público alvo e a uma estética diferente.


*******************


Outra excelente notícia foi saber da indicação do BIGGS na categoria MELHOR ALBUM DE ROCK, do Prêmio Dynamite de Música Independente. Eles estão ao lado de gente de peso como Nação Zumbi, Jupiter Maçã, Cachorro Grande, Faichecleres, Autoramas e por aí vai! O Biggs é um bom exemplo desta maravilha da democratização artística da rede. O CD atual tem uma excelente qualidade técnico-musical, resultado de um trabalho que já vem sendo desenvolvido há tempos!!

Eu já votei por lá. Sou super a favor de parcerias, quem ler este texto, vota também!



*******************

SO LISTEN...



2 comentários:

Mattiello disse...

Puxa!!
Sem palavras

É muito gratificante ler esse tipo de coisa, principalmente vindo de quem vem.
E isso, ao contrário do que muitos podem estar pensando, só aumenta minha responsabilidade. Pois agora tenho MESMO que fazer jus a tudo isso que está escrito!! Rsrsrsrsrs

Obrigado mesmo amiga. espero de verdade ser merecedor de tudo isso que vc escreveu sobre mim!!

Anônimo disse...

yeah dude!!!
Que massa esse lance de trampar três vertentes bem diferentes e tudo ao mesmo tempo!!!
is we!